Quantcast
Channel: Instituto Ludwig von Mises Portugal » Comunismo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Liberalismo, o alfa e o omega

$
0
0

helping-the-poor-big-government-market

Há pouco li, sem grande vagar, um comentário de um liberal sobre as relações entre o liberalismo e as outras ideologias.

 

Dizia ele que, ao fundo, o liberalismo as realiza todas:

 

Ao eliminar toda a espécie de subsídios e regulamentações, o liberalismo acaba com as multinacionais e as desigualdades financeiras, visto que aquilo permanece apenas devido à intromissão do Estado (socialismo realizado).

 

Ao eliminar as normas sociais estatais, o liberalismo enfatiza os valores conservadores-cristões-burgueseses porque acaba com os incentivos à “pouca vergonha” (do estilo aborto autorizado mas não reembolsado desincentiva as relações sexuais não protegidas). E enfatiza essa moral visto que a moderação nos comportamentos que ela exige é a única sustentável a longo prazo (conservadorismo + democracia-cristã respeitados).

 

Ao eliminar impostos e ao proteger a propriedade privada, o liberalismo permite que se possa dedicar mais tempo ao voluntariado e que se formem comunidades autónomas onde tudo é partilhado (comunismo realizado).

 

Ao sancionar violentamente as infracções à propriedade, do corpo como das coisas, o liberalismo protege o meio-ambiente (ecologismo realizado).

 

Ao obrigar os vendedores a fornecerem produtos e tudo o que giram à volta deles (eco-responsável, social-responsável, higieno-responsável…) devido à ausência de diretrizes que dizem como se deve ou não produzir, com quem, a que preço máximo ou minímo, e com toda a espécie de responsabilidade contractual, delitual ou moral por detrás não só o liberalismo favorece a qualidade da oferta, como desfavorece a discriminação (quer na contratação de pessoal como no sector das vendas) visto que os clientes poderão não comprar por qualquer razão, seja ela o mais fútil possível (anti-racismo, feminismo etc. realizados).

 

Ao eliminar toda a espécie de apoios sociais coercivos, o liberalismo desincentiva a chegada de imigrantes caso não houver trabalho e alojamento em quantidade suficiente (nacionalismo realizado).

 

Ao criar uma sociedade de tal forma entranhada pela responsabilidade individual e o consensualismo, o liberalismo fomenta a procura de compromissos e o respeito da palavra dada (centrismo realizado).

 

Ao impedir ao Estado de roubar recursos e impor maneiras de viver, o liberalismo impede a corrupção e a ineficiência de tomarem conta das instituições (preocupação mor do tuga médio bo FB realizado).

 

O liberalismo é o Paraíso na Terra. O fim da História. Os amanhãs que cantam. A Nação valente e imortal.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images